Buscar
  • agenciasimcg

Quais profissionais são fundamentais na execução de uma obra?


Quem não é habituado com a área da construção, pode não ter noção de quantos profissionais qualificados são necessários para a execução de uma obra. Por isso, separamos algumas das mãos de obra que, geralmente, são fundamentais em um projeto. Confira abaixo:

- Engenheiro civil: esse profissional realiza os cálculos e elabora projetos da construção, como projeto estrutural, de fundação, elétrico e hidráulico. Ele é o responsável pela supervisão do canteiro de obras e orientação dos outros profissionais envolvidos no projeto. Ou seja, uma mão de obra indispensável do início ao fim.

- Mestre de obras: durante a execução do projeto é necessário que um profissional se encarregue pela coordenação dos outros. Esse trabalho é realizado pelo mestre de obras, que atua como um elo entre engenheiro/arquiteto e os profissionais que executarão a obra. Ele também é responsável por


controlar o padrão de qualidade da obra, manter o canteiro de obras em ordem, assegurar que a execução esteja de acordo com as normas, entre outras funções.

- Pedreiro: é o profissional que executa as tarefas estabelecidas no projeto pelos engenheiros e seguem as orientações do mestre de obras e encarregados. Todo profissional desta área deve ter os conhecimentos básicos sobre os aspectos de uma obra e habilidades para lidar com nível, alinhamento, interpretação de projetos e unidades de medida, por exemplo.

- Servente: é o ajudante de pedreiro. É ele que vai, transportar os materiais, remover entulhos, fazer a limpeza do canteiro de obras, verificar equipamentos, preparar cimento e argamassa, entre outras ações.


Algumas obras também exigem eletricistas, carpinteiros, encanador ou bombeiro hidráulico, gesseiro, pintor e outros profissionais.

O sucesso final da obra está diretamente ligado à qualidade da mão de obra! Por isso, não economize neste quesito, pois muitas vezes o barato pode sair bem mais caro e trazer problemas bem maiores do que o dinheiro.


5 visualizações0 comentário