top of page
Buscar
  • Foto do escritorGregor Chaparro Engenharia

Garanta que a fundação da obra seja bem construída

Atualizado: 27 de jan. de 2021

Cada tipo de obra está condicionada a um tipo de alicerce e toda construção começa por uma fundação, ela abrange a parte estrutural que ficará abaixo do solo.


A escolha do sistema de fundação depende do gênero da obra (industrial, residencial, comercial, etc) e, principalmente, das características do solo onde será executada. É isso que vai garantir a segurança do imóvel.  


Geralmente, uma fundação de obra bem-construída consiste na análise do sistema: carga do imóvel + nível do lençol freático + geotécnica do solo onde a edificação será levantada, especificando ao máximo as características do terreno. São esses aspectos que vão definir a escolha do tipo de fundação adequado à construção. 


A norma NBR-15.492 dita os números mínimos de sondagens a serem realizadas conforme a topografia do local para fazer a análise acima. 


Algumas formas de garantir que a fundação da obra seja bem construída é seguir corretamente as etapas do processo, entender os diferentes tipos de fundação, conhecer a topografia do local, escolher materiais de qualidade e profissionais capacitados.


4 visualizações0 comentário
bottom of page